PHP 7.3 + GTK 3 = Novo PHP-GTK

A anos a comunidade PHP-GTK vem sumindo. Apesar de uma comunidade grande, poucos envolvidos de fato aparecem. Quando houve a migração de GTK 1 para GTK 2, isso levou pouco tempo, e fez com que os membros dispersassem. Isso ocorreu facilmente pois o PHP 5 ainda houve muita compatibilidade da lib de desenvolvimento do PHP. Com a chegada do PHP 7, a lib Zend mudou tudo. Não foi possível portar os geradores de forma simples.

A tempo venho fazendo testes e abstrações da lib Zend, o que é um trabalho muito massante e difícil, então resolvi procurar abstrações já existentes, o que me levou à PHP-CPP. Com ela já avancei bastante, e vários widgets já foram portados, o que me faz amadurecer bastante a ideia de que é um bom caminho.

A dificuldade está na abstração das classes Gtk+, pois precisam ser escritas método à método, porem me da uma boa perspectiva de que as migrações futuras serão simples. Ou seja, na migração para o PHP 8, só precisamos evoluir a lib PHP-CPP, e no Gtk 4, só precisamos depreciar e adicionar novos métodos, o que fara com que as novas migrações sejam curtas e evolutivas.

Abaixo deixo alguns prints do que já está sendo portado:

Para acompanhar, usar, testar e ajudar, basta seguir o projeto no Github. Espero que gostem, e que isso faça unir novamente a comunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.